Especial Poses – Parte 1 (fundamentos básicos)

O que faz com que uma foto seja bonita, agradável? A resposta não é simples, e envolve uma série de fatores: escolha do local, produção, técnica, entre vários outros. Uma das coisas que mais ajudam a tornar uma foto agradável é a pose da modelo. Com frequência ouço pessoas insatisfeitas com suas fotos dizerem que  “não são fotogênicas”, “não ficam bem em fotos” e coisas do tipo, quando na verdade simplesmente não foram bem dirigidas por seu fotógrafo e, por consequência, suas poses ficaram estranhas.

Pensando nisso preparei uma série de 3 postagens falando exclusivamente sobre poses, dando dicas de posições e explicando porquê funcionam. Estas dicas valem tanto para o fotógrafo que quer dirigir melhor seus modelos quanto para o público em geral, já que poderão ser usadas até mesmo nas fotos do dia-a-dia feitas com celulares. Não importa sua idade, sua altura nem seu tipo físico. Todas as pessoas podem – e merecem – sair bem na foto!

Nesta primeira parte explicarei em detalhes alguns fundamentos básicos das poses, mostrando o certo e o errado.

 

DICA 1:  FORMA DO CORPO (AMPULHETA)

O PESO DEVE ESTAR NA PERNA DE TRÁS E O CORPO LIGEIRAMENTE VIRADO

A forma da ampulheta é uma das mais buscadas na fotografia e também uma das mais bonitas, já que está relacionada à forma feminina. Para alcançá-la coloque o peso do corpo no pé de trás e coloque o outro pé da frente com o joelho ligeiramente dobrado. Feito isso, gire ligeiramente o corpo em 45º, já que quanto mais você girar, menor é a porção do corpo que a sua câmera captura

Por que isso funciona? Porque o que se projeta para a câmera torna-se maior. Na maioria dos casos, isso significa que queremos a parte de trás longe da câmera. Ela também ajuda a transformar o corpo, o que, como veremos a seguir é outro truque que pode deixar sua silhueta fotografada mais fina e alongada.

 

 

DICA 2: BRAÇOS

OS BRAÇOS DEVEM ESTAR AFASTADOS DO CORPO

O que acontece quando você mantém as mãos coladas no corpo? Você DOBRA o tamanho do quadril e da cintura, já que o olho enxerga um bloco de mesma cor e registra dessa forma. Para dar a impressão de que a cintura é mais fina deixe os braços separados do corpo, com uma das mãos um pouco acima do quadril e a outra ligeiramente abaixo. Com isso, o olho vai perceber o espaço e pensará que a cintura é mais fina do que realmente é.

 

DICA 3: QUEIXO

QUEIXO PARA FRENTE E LEVEMENTE ABAIXADO.

Poucas coisas desagradam tanto as mulheres quanto o queixo duplo. Isso ocorre porque, ao projetar muito o queixo para baixo o pescoço é comprimido, criando o queixo duplo. Para se evitar isso o ideal é levantar levemente a cabeça e projetar um pouco pra frente o queixo. Isso fará com que a pele do pescoço fique mais alisada. O importante é você achar o quanto precisa inclinar para frente até que o resultado pareça natural (aqui eu eu forcei um pouco para ficar mais clara a posição).

Agora, a mesma foto, só que vista de perfil:

Quer diminuir o queixo? Abaixe um pouco a cabeça! Isso fará com que os olhos pareçam um pouco maiores e o queixo um pouco menor. Veja:

 

DICA 4: JOELHOS

JOELHOS LEVEMENTE DOBRADOS.

A pose do joelho dobrado é uma das mais bonitas e impactantes na fotografia. Reproduzi-la é fácil: a partir da postura do pé básico (o peso no pé de trás e joelho dobrado), traga os dedos do pé da frente para o lado do pé de trás.

Por que isso causa uma boa aparência? Simples: os dedos apontados estende o comprimento da perna. Sua perna cruzada na frente combinado com as dicas acima acentua a ampulheta. O corpo vai para fora, dentro, fora, dentro. Fantástico!

 

DICA 5: MÃOS

LATERAL DA MÃO VOLTADA PARA A CÂMERA.

Mãos elegantes são relaxadas e delicadas. Mãos rígidas comunicam tensão, e esse é o resultado quando viramos a palma das mãos para a câmera  – e nós não queremos isso! Sugiro que dê umas sacudidas nos dedos para liberar a tensão e, em seguida, coloque as mãos com as laterais voltadas para a câmera e não abra muito os dedos, já que isso – novamente – dá a sensação de nervosismo.

Outra dica muito valiosa é o ponto do corpo onde as mãos devem repousar. Evite colocar as mãos exatamente no quadril; ao invés disso, coloque-as um pouco acima, na cintura, variando com uma das mãos um pouco abaixo, entre a o quadril e a perna, conforme as foto do centro e da direita.

 

DICA 6: OMBROS

OMBROS ABAIXADOS ESTICAM O PESCOÇO – FASHION

OMBROS LEVANTADOS INDICAM GLAMOUR

Para criar uma aparência mais esbelta a dica é deixar cair um pouco os ombros (como na imagem da direita). Isso cria um espaço, alonga o pescoço e nos dá um resultado incrível. Se quiser um tom mais desafiador, que transmita mais poder à modelo, levante um pouco os ombros (como na imagem da esquerda).

 

Esses são os fundamentos básicos de uma boa pose, o que melhorará – e muito – a aparência de suas fotos.

Nos próximos posts trarei poses práticas que podem ser reproduzidas no dia-a-dia.

 

Forte abraço!

Logo SEOX - Sites para Fotógrafos