ESPECIAL POSES – PARTE 2 (GUIA DE POSES)

Que pose a modelo deve fazer em uma sessão de fotos? Essa é uma dúvida que atinge todos os fotógrafos, novatos e veteranos, seja por inexperiência ou esquecimento (o popular “deu branco”). Pensando em ajudar fotógrafos e modelos preparei um especial de três partes somente sobre poses. Na primeira parte (o link vai estar no final do texto) tratei dos fundamentos das poses: o que funciona e porquê. Nessa segunda parte trago 10 exemplos práticos de poses que podem ser utilizadas pelas mulheres e seus fotógrafos.

Lembrem-se: cada exemplo é apenas um ponto de partida e as variações podem ser infinitas – basta usar a criatividade!

 

1. Peça para a modelo olhar por cima do ombro. Perceba como o retrato fica interessante quando você fotografa por um ângulo diferente.

2. Em retratos, normalmente as mãos não são visíveis ou não são dominantes. Entretanto, você pode pedir para que a modelo coloque as mãos no rosto ou na cabeça, emoldurando a face, como no exemplo abaixo. Lembre-se de que a palma da mão não deve ser mostrada.

3. Braços em diagonal criam uma composição agradável, de modo que escadas podem ser usadas na composição. Uma alternativa é apoiar os braços em uma mesa e inclinar a câmera de modo a criar artificialmente a linha diagonal.

4. Uma pose muito agradável, com os joelhos se tocando. Clique um pouco de cima.

5. A modelo deitada no chão rende uma pose muito convidativa. Nesse caso, abaixe-se e faça a foto quase ao nível do chão. A mesma pose pode ser feita em uma cadeira, como no exemplo abaixo.

6. Esta é outra opção de pose no chão, com ambas as mãos livres. Funciona muito bem em áreas externas, como gramados e jardins.

7. Uma pose básica e que dá ótimos resultados. Novamente, fotografe ao nível do chão e peça para a modelo variar a posição das mãos. Clique também ao redor da modelo para obter ângulos diferenciados.

8. Uma pose fácil e linda para todos os tipos de corpo. Posicione pernas e braços de maneiras diferentes a fim de deixar o enquadramento mais “dinâmico”.

9. Pose adorável e que funciona bem tanto ao livre quanto em interiores. A modelo pode estar tanto em uma cama (como na imagem) como em um tapete felpudo, em um gramado ou na areia da praia.

 

10. Pose bonita e fácil para fazer com a modelo sentada no chão.

 

ESPECIAL POSES – PARTE 1: http://www.luizpaulofotografia.com.br/especial-poses-parte-1/

Logo SEOX - Sites para Fotógrafos