RECEITA PARA O SUCESSO (GARANTIDO)

Nos últimos tempos tenho visto muitos fotógrafos vendendo “receitas para o sucesso na fotografia”. Motivado por essa nova onda, decidi compartilhar com vocês o método que me permitiu alcançar o momentâneo sucesso na fotografia – digo momentâneo porque, como bem sabemos, nada na vida é eterno, de modo que não há nenhuma garantia de que eu ou qualquer outro fotógrafo que esteja hoje vivendo um bom momento na carreira continuará assim.

Feita essa introdução, segue sem rodeios meu roteiro do sucesso, requisitos que, se cumpridos à risca, lhe trarão reconhecimento (e talvez um pouco de dinheiro):

.

ESTUDO CONTÍNUO

Todo bom profissional sabe que o estudo contínuo é um requisito fundamental para se fazer lindas fotos. E não se trata apenas de aprender técnicas fotográficas, mas também de estudar a fundo a história da fotografia e seus mestres, a fim de se ter boas referências (chama a atenção que muitos “fotógrafos” nunca leram sequer o manual da própria câmera).

HUMILDADE

Se estudar é importante, manter-se humilde e assumir que aquilo que sabemos é pouco se comparado ao conhecimento total é ainda mais fundamental. Pensar que sabe-se muito é um erro fatal que pode custar a carreira de um fotógrafo, já que, com o passar do tempo, tudo muda, e aquilo que hoje é novo e sofisticado amanhã estará ultrapassado. Acredite: a soberba o fará antiquado.

RESPEITO AO EQUIPAMENTO

Dito de forma simples: conheça seu equipamento e faça o melhor que puder com ele, mas não exija aquilo que ele não pode te dar. Com raras exceções, todo fotógrafo começou com um equipamento modesto, e não há nada de errado com isto, desde que você saiba o que está buscando e os limites de até onde pode ir. Assuma as limitações e use-as a seu favor, mas não queira fazer aquilo que não pode.

SIMPATIA

Você gosta de ser maltratado? Certamente não. Pois é, as outras pessoas também não, portanto, mantenha a gentileza e a cortesia em todas as situações, pois um sorriso pode abrir uma porta, mas a falta dele fecha outras cem.

HONESTIDADE

Jamais prometa o que não pode cumprir. Um trabalho simples, porém bem-feito, vale muito mais do que um sofisticado, porém mal-feito.

PONTUALIDADE

Cumpra fielmente os horários: nunca chegue atrasado nem vá embora antes da hora prevista. Programe-se: não é defeito nenhum não ter carro, desde que você esteja precavido, então conheça o caminho e tenha sempre uma “Plano B” pra quando as coisas derem errado.

INVESTIMENTO

Na medida do possível, invista no seu trabalho. Cursos, livros e melhores equipamentos o tornarão melhor. Ao contrário do que dizem por aí, um bom equipamento faz diferença, sim!

PREÇO JUSTO

Cobre aquilo que seu trabalho vale, nem a mais, nem a menos. Exigir mais do que se merece (em suma, ser ganancioso) pode estragar sua fonte de renda, pois ninguém é bobo, as pessoas sabem quando estão pagando a mais por algo que não condiz com o preço. Por outro lado, não se desvalorize, exija seu valor merecido, pois é o seu trabalho, e só você sabe o quanto custou fazê-lo.

SOLIDARIEDADE

Ajude o outro sem esperar nada em troca. Em algum momento da sua vida um colega lhe pedirá ajuda. Nessa hora, seja prestativo e faça o que puder, sem esperar nada em troca. O mundo dá voltas, e amanhã pode ser você quem necessite de auxílio. Divida o que tem, principalmente o conhecimento.

DIVULGAÇÃO

Quem não é visto não é lembrado, então mostre-se ao mundo! Exiba suas fotos, poste nas redes sociais, mantenha um site se puder, participe de concursos e exposições, mesmo que esteja no começo da carreira e sua obra não seja extensa. É sempre melhor exibir poucas fotos brilhantes do que muitas fotos medíocres.

.

Ao longo do caminho muitas pessoas vão te abordar e oferecer receitas mágicas para se alcançar sucesso, conquistar mais clientes e aumentar seu faturamento. Desconfie. Nada na vida é fácil, e o único caminho que leva à realização é o trabalho duro. Acredite em você, no seu potencial. Não será fácil, mas após uma grande batalha a vitória tem um sabor especial. Faça sempre o melhor e confie no tempo, que é sábio e recompensa os que insistem.

Logo SEOX - Sites para Fotógrafos